terça-feira, 11 de maio de 2010

Agrônomo de Casa da Agricultura profere palestra sobre Plantio Direto

No dia 23 de abril aconteceu o 4º Ato Comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento contou com a presença do engenheiro agrônomo Orlando Pereira de Godoy Neto, da Casa da Agricultura de Pirassununga, que ministrou palestra abordando o tema “Plantio Direto e o desenvolvimento regional”.

Durante o evento, fez-se uma reflexão sobre a necessidade de ações e planejamento do uso e manejo da água e do solo, com tecnologias apropriadas aos ambientes de produção, viabilizando assim a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável. O Sistema Plantio Direto, mundialmente reconhecido como tecnologia que viabiliza a Sustentabilidade Produtiva, foi o tema central do encontro.

O produtor e agrônomo Manoel Henrique Pereira, conhecido como Nonô e um dos precursores do Plantio Direto, abordou o tema “Plantio Direto ao alcance de todos”. Apresentando sua experiência, adquirida ao longo dos anos, demonstrou que os resultados obtidos com a adoção do Sistema de Plantio Direto são significativamente positivos para o produtor e para o meio ambiente. Segundo Nonô, fazer plantio direto significa manter o solo coberto de vegetação, viva ou morta; semear com o mínimo de movimentação de terra e praticar rotação de culturas. “Atividades simples e ao alcance de todos”, garante.

No período da tarde, aconteceram duas oficinas onde alunos e demais presentes puderam constatar na prática, alguns benefícios do Sistema de Plantio Direto.

Nenhum comentário: