segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assistente Agropecuário da CATI Regional Limeira recebe prêmio de melhor dissertação sobre heveicultura do Brasil

A dissertação de mestrado do engenheiro agrônomo Juliano Quarteroli Silva, apresentada ao Instituto Agronômico (IAC) em 2008, recebeu o Prêmio Jayme Vazquez, oferecido pela Borracha Natural Brasileira, no V Encontro Nacional da Borracha Natural, na terceira semana de abril, em São Paulo. A premiação destina-se ao reconhecimento de trabalhos acadêmicos de âmbito nacional e tem por objeto a seleção dos melhores trabalhos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) sobre heveicultura no Brasil. Além disso, visa reconhecer talentos e estimular a produção de pesquisas científicas sobre o cultivo da seringueira.

Silva é Assistente Agropecuário na CATI Regional Limeira e o tema da dissertação foi “Sistemas de explotação em clones de seringueira: caracteres agronômicos e viabilidade econômica”. O trabalho, orientado pelo pesquisador Paulo de Souza Gonçalves, do IAC, se insere na área de Ciências Agrárias, especificamente Tecnologia da Produção Agrícola.

Diante do cenário da seringueira no Brasil, existe uma necessidade de expansão da heveicultura nacional. Com o aumento no custo de produção da borracha natural nos últimos anos, os produtores buscam formas de garantir a extração do látex que proporcionem uma redução desses gastos. E esse trabalho desenvolvido junto à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo pelo IAC vem trazer essa resposta ao setor. “Os resultados desse trabalho estão sendo bem aceitos. A escolha do melhor sistema de sangria para cada clone proporciona uma otimização dos serviços dos trabalhadores e máxima eficiência dos recursos disponíveis. Ao mesmo tempo, com a adoção da melhor técnica de sangria, é possível obter da seringueira a máxima quantidade de látex sem prejudicar seu estado vegetativo e fisiológico. Com isso, é possível alcançar maior rentabilidade econômica que, em determinada situação, foi superior a 100% em comparação ao sistema tradicional de sangria, além de proporcionar uma maior vida produtiva das árvores,” afirmou Juliano.

O Prêmio Jayme Vazquez homenageia um dos principais incentivadores da heveicultura no Brasil. Como Assistente Agropecuário da CATI e, posteriormente, com forte atuação política dentro do setor, Jayme foi um dos primeiros a apostar no potencial do planalto paulista para a produção heveícola, num momento em que a maioria desistia da cultura. Hoje, São Paulo responde por mais de 55% da produção nacional de borracha natural, em boa parte devido a sua atuação.

Na ocasião, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, fez a abertura do evento e comentou sobre os principais desafios do sistema agroindustrial da borracha natural. Também prestigiaram o evento o diretor técnico da CATI Regional Limeira, engenheiro agrônomo Carlos Habermann, juntamente com seus assistentes Paulo Assumpção, Waldinei Pastre e Marcos Jorge.

Nenhum comentário: