sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia de Campo incentiva o uso de tecnologia de baixo custo para alimentação de rebanho leiteiro

Na sequência de várias atividades programadas do Programa Mais Alimentos do Governo Federal, a CATI Regional de Andradina realizou no dia 5 de maio, em parceria com a EMBRAPA, o 2º Módulo de treinamento aos pequenos produtores de leite da região. O evento foi realizado em Guaraçaí, através de palestra técnica sobre manejo e alimentação de vacas leiteiras, com ênfase na suplementação para época de inverno.

No período da tarde, os participantes se deslocaram até a propriedade de Pedro Fatori, onde os agrônomos palestrantes, André Faria Pedroso e Marco Aurélio Carneiro Meira Bergamashi, realizaram uma prática Unidade Demonstrativa.

Os assuntos abordados foram ligados diretamente à alimentação do rebanho leiteiro durante a estação de inverno, com os temas: “conservação de forragens e processos de ensilagem” e “formação e manejo de canavial”. Durante o período da tarde e em visita à Unidade Demonstrativa na propriedade de Fatori, os técnicos da Embrapa fizerem uma demonstração de método do uso correto de cana corrigida com uréia e sulfato de amônio.

O objetivo principal desse encontro foi divulgar essa tecnologia de baixo custo, para alimentação do rebanho durante o período de inverno, acrescentando níveis de proteína na cana-de-açúcar que é um volumoso bastante utilizado pelos pequenos produtores de leite nesta época do ano.

Os palestrantes da EMBRAPA também relataram sobre os cuidados a serem tomados pelos produtores de leite para evitar intoxicações aos animais com o uso inadequado dessa mistura, onde tiraram todas as dúvidas dos participantes sobre o período correto de adaptação dos animais, riscos e benefícios desta prática.

"Apesar de ser uma prática bastante difundida no passado, atualmente os produtores deixaram de utilizá-la com receios de causar problemas digestivos e reprodutivos aos animais, exatamente pela falta de informações sobre o uso correto dessa mistura", finaliza o médico veterinário Josué Fermino dos Santos, coordenador do Projeto CATI Leite da CATI Regional de Andradina.

Participaram do Evento, vários produtores de leite e técnicos das Casas da Agricultura dos municípios da região.

Nenhum comentário: