segunda-feira, 24 de maio de 2010

Técnicos da CATI e do ITESP participam de treinamento sobre CATI Leite

A CATI Regional de Presidente Venceslau realizou, nos dias 11 e 12 de maio, na sede do SENAR do município de Mirante do Paranapanema, um curso de capacitação para o programa CATI Leite, voltado para técnicos da CATI, do ITESP e das prefeituras da região.

Na abertura do evento, representando o diretor regional da CATI, médico veterinário Clóvis Antonio de Alencar, o engenheiro agrônomo Odinir Liberati Vieira enfatizou a importância da parceria entre as entidades responsáveis pelos trabalhos de assistência técnica e extensão rural, como a CATI, o ITESP, a APTA, o MDA, prefeituras e outras entidades, para o melhor atendimento das demandas do produtor rural. Segundo ele, “esse é apenas um de uma série de eventos que estaremos realizando juntos às entidades parceiras para o desenvolvimento da pecuária leiteira e da agricultura familiar como um todo na região do Pontal”.

A supervisora administrativa do SENAR em Mirante, Viviane Fernandes Costa Colette Bordão, deu boas vindas a todos e colocou a estrutura da sede do SENAR à disposição de todos para eventos destinados ao atendimento dos produtores rurais.

O representante da Prefeitura, engenheiro agrônomo Junior Quirino Cavalcanti, destacou a importância de ações que promovam a agricultura familiar, pois “Mirante possui mais de 1500 assentados que necessitam de grande apoio para o sucesso de seus empreendimentos agrícolas”.

O diretor do ITESP em Mirante, engenheiro civil Afonso Fonseca da Rocha, agradeceu a CATI pela iniciativa e revelou a grande importância da pecuária leiteira para Mirante. “Só nos assentamentos assistidos pelo ITESP a produção de leite atinge a marca de 50 mil litros por dia e em média 59 litros por lote produtor de leite por dia”.

As palestras abordaram os temas: cálculo e manejo da alimentação e balanceamento de ração de bovinos leiteiros, adubação de pastagem, manejo reprodutivo do rebanho leiteiro e planejamento da propriedade leiteira.

Nenhum comentário: