segunda-feira, 10 de maio de 2010

CATI Regional de Catanduva realiza levantamento de mastite em propriedades do CATI Leite

Técnicos envolvidos com o Projeto CATI Leite na regional de Catanduva realizaram juntamente com produtores levantamento dos casos de mastite nas propriedades participantes.

A mastite é uma doença que afeta glândulas mamárias de vacas, podendo reduzir em até 30% a produção de leite. Existem basicamente duas formas de mastites, a subclínica e a clínica. As duas causam prejuízos, porém a forma subclínica tem maior importância devido ao fato de o produtor não visualizar os sinais da doença e não se dar conta do que está ocorrendo em seu rebanho.

Diante disso, nas propriedades que fazem parte do projeto, foi realizado o teste de CMT (California Mastit Test) a fim de diagnosticar animais doentes e propor medidas de controle. Os testes foram feitos em 11 (onze) propriedades na ordenha da manhã, em todos os animais, nos municípios de Elisiário, Novo Horizonte, Itajobi, Sales, Irapuã e Ibirá.

Além de diagnosticar animais doentes, a proposta foi demonstrar o teste, já que o mesmo é bastante simples e de fácil interpretação.

Segundo o médico veterinário Jader Moraes, da CATI Regional de Catanduva, não só os prejuízos na queda de produção devem ser levados em conta, mas também os prejuízos ocasionados pelos altos valores de “Contagem de Células Somáticas” (CCS) realizadas pelos laticínios, resultando em menor valor pago pelo produto e até recusa do mesmo.

Após este levantamento inicial e adoção de técnicas de manejo, com a implantação de fila de ordenha, higienização pré e pós ordenha e outras, o produtor de leite certamente fornecerá mais leite e de melhor qualidade aos laticínios da região.

Nenhum comentário: