quarta-feira, 5 de maio de 2010

Oficina em Itapeva aborda cadeia produtiva do leite

Em continuidade ao Projeto Mais Alimentos no Sudoeste Paulista, resultado da ação conjunta entre EMBRAPA, Apta, CATI e Federação da Agricultura Familiar, aconteceu no dia 13 de abril, em Itapeva, a primeira Oficina da Cadeia Produtiva do Leite. Serão ao todo três oficinas e um dia de campo.

O objetivo deste evento foi proporcionar a transferência de tecnologia para os agricultores familiares, promovendo uma melhoria na produtividade e na qualidade do produto. As palestras foram ministradas por Patrícia Anchão Oliveira e Danilo de Paula Moreira, da EMBRAPA Pecuária Sudeste, que abordaram o tema “Produção Intensiva de Leite a Pasto”.

Os palestrantes fizeram uma apresentação teórica, abrangendo desde o planejamento da propriedade, passando pela importância do manejo e sanidade dos animais e abordando também a importância da qualidade da alimentação. Ainda discorreram sobre a utilização de forrageiras de inverno (aveia e azevém) semeadas sobre a área de pastejo como fonte de alimento de qualidade durante a estação, tornando possível a utilização da área de pastagem o ano todo, ainda que com lotação menor durante o inverno.

No período da tarde, houve uma atividade prática na propriedade escolhida para ser a unidade demonstrativa do leite em Itapeva, onde os técnicos da CATI, médico veterinário Francisco César de Moura e Silva e engenheiro agrônomo José Luiz Perin Leite, discutiram os temas abordados pela manhã relacionando-os com a realidade da propriedade: o planejamento, os erros e acertos, a situação atual da pastagem, a implantação de novas áreas de pastagem e cana. Ainda responderam dúvidas relacionadas à atividade leiteira.

Participaram produtores rurais, alunos da escola técnica de Taquarivaí e técnicos dos municípios envolvidos no Projeto.

Nenhum comentário: