quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conselho de Artur Nogueira entrega PMDRS 2010/2013

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Artur Nogueira realizou no mês de abril, a entrega formal do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) 2010/2013 ao Prefeito Marcelo Capelini, que se comprometeu a buscar a implantação e execução das ações priorizadas, de maneira integrada aos agricultores do município.

A engenheira agrônoma Roseli Borges, responsável pela Casa da Agricultura de Artur Nogueira, ressalta que algumas ações citadas no Plano já estão acontecendo levando benefícios aos agricultores, sobretudo em suas propriedades, como, por exemplo, a conservação do solo e da água e a organização social.

O Prefeito mostrou-se satisfeito, pois muitas coisas propostas no Plano já estão acontecendo, em virtude da articulação feita pela equipe da Casa da Agricultura, junto à Prefeitura, Saean, Sindicato Rural, Sebrae, Senar, Unicamp. “Esta integração tem como objetivo fortalecer o setor agropecuário, com reversão da expansão da monocultura no município”.

Roberto Eduardo Schneider, presidente do CMDR, relatou sobre a importância da participação dos agricultores na elaboração do Plano. “O setor agropecuário do município passa por um processo de transformação, voltado ao trabalho de produção e comercialização em grupo. Os grupos informais de agricultores existentes demonstram este processo de organização social em diferentes segmentos: alimentação escolar, ambiental, frango caipira e plantas medicinais”.

Para a agricultora Maria Tereza Leite da Silva Garcia, cada um é responsável pelas mudanças que deseja. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando que façam por nós, também somos responsáveis pelo desenvolvimento do Plano”.

O diretor da CATI Regional de Mogi Mirim, engenheiro agrônomo José Luiz Bonatti, acredita que com a integração de todos os interessados no processo o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável se tornará uma ferramenta para que todos ações propostas sejam colocadas em prática.

O evento contou com participação de 30 pessoas, entre conselheiros, técnicos e líderes rurais.

Nenhum comentário: