sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMTUR Avaré debate turismo rural

Na noite desta terça-feira , 4, em reunião do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR Avaré, os conselheiros, convidados e representantes da rede hoteleira avareense tiveram a oportunidade de debater uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de uma rota de turismo rural no município.

Durante o evento, foi apresentado o estudo denominado “Rota Abare-y – Agroturismo em Avaré”, elaborado em 2007 solicitado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA, com apoio da CATI Regional Avaré, e é uma proposta-piloto para o turismo rural do município, levando-se em consideração o potencial gerado pela diversidade do agronegócio avareense.

Fernando Franco, representante da CATI Regional Avaré, ressaltou a necessidade da elaboração de um Plano Diretor de Turismo Sustentável como base para o crescimento ordenado da atividade e uma opção de renda e de agregação de valor ao que é produzido no campo.

Ele enfatizou a necessidade de se pensar o turismo rural de forma regionalizada como é na região de Jundiaí, onde 10 municípios correspondem a 55% da produção nacional de frutas. Franco lembrou que a CATI possui uma rede temática de Turismo Rural, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA para ações de capacitação neste setor.

Márcia Falanghe sugeriu contato com os produtores rurais que já foram capacitados pelo Curso de Turismo Rural oferecido pelo Sindicato Rural de Avaré (SRA) em parceria com o SENAR/SP e divulgou a etapa de Avaré do “Sertões Séries – Rally dos Sertões” que acontecerá no final deste mês na Estância.

Aproveitando a ocasião, o conselheiro Lambertus explicou que a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo sugere a criação do Pólo Verde do Sudoeste Paulista composto por 31 municípios. Segundo ele, estes municípios já entendem que, para facilitar a integração e a criação de circuitos temáticos, é necessário a segmentação em Pólo das Águas, Pólo Canyons e Pólo Parques.

Nenhum comentário: