quinta-feira, 13 de maio de 2010

CATI Regional de Lins participa de Projeto de Criação de Bezerros

Está em andamento o Projeto de Criação de Bezerros na Unidade Demonstrativa do CATI Leite do município de Lins. Trata-se de uma avaliação parcial de custos sobre desaleitamento precoce e consumo de ração concentrada dos 2 aos 18 meses de idade.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo médico veterinário Maurício de Toledo, no sítio Matsuda, onde o produtor Rogério Matsuda está aplicando os conhecimentos passados pelo veterinário, a fim de obterem resultados que consigam demonstrar a viabilidade na criação de bezerros.

A propriedade está inserida no Programa CATI Leite há pouco mais de quatro anos e vem adotando medidas que visam à organização e aumento da produtividade em pequenas áreas. As bezerras são fruto de inseminação artificial de um programa piloto da Prefeitura Municipal, onde um veterinário é disponibilizado para fazer o acompanhamento da reprodução e os hormônios que preconizam o processo reprodutivo, ficando para o produtor somente os gastos com o sêmen bovino.

O custo para criação dos bezerros fica em aproximadamente 380 reais, incluindo ração, aleitamento e feno até os 18 meses de idade, atingindo um peso médio de 350 kg.

Nenhum comentário: