terça-feira, 11 de maio de 2010

Casa da Agricultura de Engenheiro Coelho promove Dia de Campo sobre Conservação do Solo

No dia 23 de abril , no Bairro dos Correias, em Engenheiro Coelho, ocorreu o Dia de Campo sobre Conservação de Solo, que reuniu cerca de 60 pessoas. Na solenidade de abertura discursaram o Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Antonio Forner; a Prefeita Municipal, Rosemeire Maria Guidotti Scholl e o engenheiro agrônomo Marcos Evangelista Nora, da CATI Regional de Mogi Mirim, todos ressaltando a importância da Conservação do Solo.

Iniciando a programação, o engenheiro agrônomo Mauro Pimentel Filho, da CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, falou sobre o Programa Melhor Caminho, ressaltando que problemas com estradas rurais é algo comum aos agricultores e que a maioria não contribui para a manutenção destas.

Em seguida, a engenheira agrônoma Margarida das Dores Paes Delgado, da Casa da Agricultura de Engenheiro Coelho, falou sobre a necessidade do reflorestamento no município, ressaltando que 83% das propriedades do município estão sem a mata ciliar ou, quando existe, estão em dimensões inadequadas. "Quem quiser fazer o plantio voluntário, poderá receber mudas gratuitamente, através de parceria que está sendo formalizada com a Flora Cantareira, onde os produtores foram orientados a preencher um cadastro para proposta de reflorestamento", lembrou.

Depois, veio a apresentação do engenheiro agrônomo Guilherme Corrêa Lima, da IDA – Inspetoria de Defesa Agropecuária de Artur Nogueira, sobre a Legislação Estadual de Conservação do Solo.

Na parte prática, os presentes se deslocaram até uma área onde diferentes tipos de terraços estavam sendo construídos. O diretor da CATI Regional de Mogi Mirim, José Luís Bonatti, explicou como são feitas as medições e cálculos para o terraceamento do terreno. Em seguida, o agrônomo Roberto Ribeiro Machado, da mesma Regional, conduziu os presentes a uma área com mata ciliar, explicando qual a sua função ecológica.

Nenhum comentário: