quarta-feira, 26 de maio de 2010

CATI apresenta variedades de milho em Dia de Campo da Unesp de Botucatu

Em sua décima oitava edição, o Dia de Campo sobre a Cultura do Milho, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, é um dos eventos mais tradicionais da agricultura da região. Com o objetivo de difundir as novas tecnologias relacionadas aos materiais genéticos de milho, o evento contou com a participação de produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes de ciências agrárias, engenheiros agrônomos, professores e interessados em geral.

Além das empresas que pesquisam e comercializam sementes de milho, participaram, também, empresas de diversos setores da cadeia produtiva, como de gesso agrícola, fertilizantes orgânicos, máquinas agrícolas, silagem e armazenamento de grãos.

Os engenheiros agrônomos do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, Sylmar Denucci e Fernando Alves dos Santos, pertencentes aos Núcleos de Produção de Sementes de Águas de Santa Bárbara e Ataliba Leonel, apresentaram três variedades de milho: o AL Bandeirante e AL Piratininga, variedades comerciais, conhecidas e apreciadas pelos agricultores e o AL Avaré, pré-lançamento da CATI, que deverá estar à disposição para o agricultor na próxima safra de verão (2010/2011).

Durante o evento, os técnicos do DSMM expuseram as principais características do milho tipo variedade, que são: alta rusticidade - maior adaptabilidade às diversas condições edafoclimáticas, maior resistência às pragas e doenças e ao estresse hídrico, resultante da ampla base genética dessas variedades; baixo custo de semente – menor custo de produção para o produtor; alta produtividade – menor custo/benefício.

O engenheiro agrônomo Ronaldo M. Vieira Junior, residente em ciências agrárias na Unesp e integrante do comitê organizador do Dia de Campo, ressaltou a importância do trabalho realizado pela CATI, para a agricultura familiar, já que somente a Instituição comercializa sementes em embalagens de cinco quilogramas. “Esse é o um peso ideal, que também pode reduzir os custos de produção, com o preço acessível das sementes de milho variedade”, disse Vieira Júnior.

Nenhum comentário: