segunda-feira, 3 de maio de 2010

CATI Regional Franca diversifica as parcerias e a atuação para melhor atender à demanda da região

No mês de abril a CATI participou de reuniões diversas com o intuito de colaborar em ações, capacitar técnicos, fortalecer parcerias. Segundo o diretor da CATI Regional Franca, Pedro Avelar, o intuito é estar atento a todas as demandas e participar efetivamente das discussões para o desenvolvimento da região, conhecida produtora de café e leite no Estado de São Paulo.

Comitê de Bacias define recursos para a região de Franca

Neste mês a CATI Regional Franca participou da 1.ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica /Sapucaí- Mirim/Grande (CBH/SMG) referente ao orçamento de 2010. A pauta foi extensa, mas o principal tema foi a aplicação de R$ 2.313364,11 em projetos, serviços e obras. Os recursos correspondem a 3,93% do investimento global do Estado e são disponibilizados pelo Fundo Nacional de Recursos Hídricos (Fehidro).

A maior parte dos recursos foi tomada pelas Prefeituras da região para projetos de drenagem urbana e tratamento de esgoto, além de outros projetos de interesse do comitê, de acordo com pontuação obtida na Câmara técnica. “A CATI Regional Franca sempre teve uma participação efetiva em todas as Câmaras técnicas do Comitê e já está atenta nos projetos para o próximo ano”, afirmou o diretor da CATI Regional Franca, Pedro Avelar.

Agricultura e Meio Ambiente unidos em busca da sustentabilidade

O Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus é uma Unidade de Conservação Estadual do Instituto Florestal, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. Localizado no município de Pedregulho, é um local onde vem ocorrendo reuniões para a elaboração de um estatuto para funcionamento do parque e também do Conselho Consultivo do qual a CATI é integrante. O representante da CATI no Conselho é o engenheiro agrônomo e Assistente de Planejamento da CATI Regional Franca, Joel Leal Ribeiro. “Nessas reuniões discutimos sobre parcerias e possibilidades de convênio com outras entidades, o que irá enriquecer ainda mais o nosso trabalho”, afirma Joel Ribeiro.

Curso de Projetos para Irrigação de Pastagens

Organizado em parceria pela Embrapa e CATI Regional Franca, foi realizado, de 12 a 16 de abril, o Curso Teórico Prático de Projetos e Manejo de Irrigação em Pastagens, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, dr. Fernando Campos Mendonça, especialista em Hidráulica Agrícola e Irrigação.

O curso foi feito por 10 técnicos da Regional e o objetivo é a capacitação em projetos técnicos de irrigação para o Programa CATI Leite, que vem tendo boa repercussão nas propriedades de pecuária leiteira dos municípios pertencentes à Regional Franca.

Nenhum comentário: