terça-feira, 25 de maio de 2010

Oficinas abordam sanidade e nutrição animal em pecuária leiteira

Dentro do Projeto Mais Alimentos, parceria entre a CATI, Embrapa, FAF e FETAESP, foi realizado no dia 5 de maio a segunda Oficina da Cadeia Produtiva do Leite, em Itapeva.

Na oportunidade, o tema discutido foi sanidade animal, com uma palestra sobre “principais doenças dos bovinos leiteiros e como evitá-las”, ministrada pelo médico veterinário Francisco César de Moura e Silva da CATI Regional de Itapeva.

Os participantes receberam informações sobre as principais doenças causadas por bactérias, vírus e parasitas. Foi dada especial atenção às mastites e sua prevenção, uma vez que é uma das principais doenças que causam prejuízos à produção leiteira.

Na atividade prática, foi realizada uma demonstração do diagnóstico de mastite subclínica com a utilização de um teste simples, o CMT (California Mastitis Test), que pode ser realizado periodicamente pelo produtor. Uma vez detectada a mastite, o produtor deve procurar um médico veterinário para receber orientações sobre o tratamento a ser realizado.

Terceira oficina

No dia 19 de maio, aconteceu no município a última oficina da cadeia produtiva do leite. Neste evento deu-se destaque à alimentação no período de inverno. Os palestrantes, André Faria Pedroso e Marco Aurélio Begamaschi, membros da Embrapa, abordaram respectivamente os temas: conservação de forragem e uso de cana-de-açúcar na alimentação de gado leiteiro.

André Faria, deu ênfase ao processo de ensilagem, discutindo as principais forrageiras que podem ser ensiladas, dimensionamento do silo, cálculo da área plantada dependendo da necessidade de forragem e cuidados no fornecimento aos animais. Logo após, Marco Bergamaschi falou sobre a cana de açúcar e sua utilização na alimentação de bovino, cuidados na formação do canavial, utilização da uréia para correção do teor de proteína bruta e período de adaptação dos animais.

No período da tarde os participantes acompanharam uma demonstração do fornecimento da cana picada corrigida com uréia aos animais, desde o preparo da mistura de uréia e sulfato de amônio, preparo da solução de uréia, picagem e pesagem da cana, colocação da cana no cocho e distribuição da uréia sobre a cana, homogeneização da cana e da uréia.

Nenhum comentário: