quarta-feira, 26 de maio de 2010

Técnicos da CATI participam de Simpósio sobre Olivicultura

Os engenheiros agrônomos Armando Azevedo Portas e Amélio José Berti, respectivamente, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, e diretor do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, participaram do 1.º Simpósio Mineiro de Olivicultura, realizado em Itajubá, entre os dias 4 e 7 de maio, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “O evento foi um espaço de para discutir as possibilidades do agronegócio da olivicultura no Brasil, seus desafios e expectativas de mercado. Além disso, proporcionou experiência prática aos participantes, com a realização de um Dia de Campo na Fazenda Experimental Maria da Fé, considerada a mais importante do Brasil para pesquisas sobre a cultura de oliveiras”, esclarece Armando Portas, acrescentando que o simpósio reuniu produtores rurais, pesquisadores, técnicos da extensão rural representantes de empresas de importação, donos de restaurantes, estudantes e interessados em geral.

Além de obter novos conhecimentos, os técnicos da CATI apresentaram o trabalho realizado em São Paulo e as tecnologias do DSMM na formação de mudas de oliveira. “Há mais de 50 anos são mantidos, no NPM de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, e, mais recentemente, no Núcleo de Itaberá, situado no sul do Estado, coleções de variedades de oliveiras exóticas e linhagens de materiais genéticos já obtidos no país”, ressaltou o diretor do DSMM.

Amélio Berti informa que a unidade de São Bento do Sapucaí há anos vem produzindo mudas de oliveiras que, plantadas em diversas condições de clima e solo, estão sendo observadas e servindo como “sentinelas“ nos campos e nas regiões mais altas e frias de São Paulo e Minas Gerais.

Técnicos e agricultores interessados em conhecer melhor a olivicultura e suas potencialidades, podem obter informações pelos e.mails: dsmm@cati.sp.gov.br e npmsb@cati.sp.gov, ou ainda acessar o site: www.cati.sp.gov.br/dsmm.

Nenhum comentário: