quarta-feira, 26 de maio de 2010

Criação de Associação de Produtores Rurais e do CMDR em Santa Bárbara d’ Oeste

No dia 18 de maio, foi proferida, em Santa Bárbara d' Oeste, uma palestra sobre a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Ministrada pelo engenheiro agrônomo Denis Herisson da Silva, da CATI Regional Piracicaba, a palestra abordou as competências do CMDR e apresentou ações desenvolvidas por outros conselhos, como a definição das diretrizes do setor rural e a resolução dos problemas que atingem os produtores rurais, especialmente aqueles relacionados à área de segurança, transporte e saneamento.

Tiago Cavalheiro, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Santa Bárbara d’Oeste, aproveitou a ocasião para ressaltar que as reivindicações realizadas pelo CMDR, por serem de interesse coletivo, terão maior relevância e afirmou que o Conselho não deve se restringir somente à aprovação de planos e convênios.

A seguir, Gilmar José Margato, Secretário Municipal de Governo, auxiliou no levantamento das entidades que serão representadas no CMDR. No intuito de se manter a paridade e representabilidade rural, surgiu a necessidade de se formalizar uma Associação de Produtores Rurais. Foi realizado um levantamento de interessados na criação dessa Associação e chegou-se a 19 produtores rurais.

As próximas etapas são a formalização da Associação e o preparo da minuta do projeto de lei que altera as entidades representadas no conselho na lei com a criação do CMDR (Lei n°2672/2002). Cavalheiro promoverá no próximo dia 25 uma nova reunião para a constituição do CMDR e para a organização de procedimentos para formalização da Associação Barbarense de Produtores Rurais.

Nenhum comentário: