sexta-feira, 14 de maio de 2010

Regionais de Catanduva e Barretos implantam Sistemas Silvipastoris em Olímpia e Ibirá

Os sistemas silvipastoris consistem em um consórcio para a produção de madeira e pasto. Estes sistemas, que visam aumentar a produtividade das áreas exploradas, são muitos utilizados no estado do Paraná, com poucas áreas ainda no Estado de São Paulo.

Após curso de capacitação realizado por técnicos da Embrapa Florestas de Colombo-PR e Pecuária Sudeste-SP, os técnicos da CATI Regional de Catanduva puderam conhecer as vantagens do sistema de produção que além viabilizar economicamente áreas dita como “inexploráveis”, se adequa muito bem em pequenas propriedades familiares, pois não compromete a produção de alimentos.

Através do auxílio técnico da Embrapa Pecuária Sudeste já foram implantadas duas unidades, uma em Olímpia e outra em Ibirá, cada uma com 2.500 árvores de eucalipto.

“Ainda este ano será organizado curso prático de podo de eucalipto, com auxilio da Embrapa”, afirma Jader Moraes, assistente de planejamento da CATI Regional de Catanduva.

Segundo o médico veterinário Hamilton dos Santos Junior, da Regional, que está à frente da implantação do sistema silvipastoril na região, “a meta é aumentar a renda ao produtor; nossa missão é transferir tecnologias que viabilizem esta meta”.

Para Jorge Mariano da CATI Regional de Barretos, “esta é uma boa proposta, estamos apenas começando a difundir a idéia”.

O próximo passo será verificar o consumo especialmente de eucaliptos nas regionais de Catanduva, Barretos e São José do Rio Preto, a fim de analisar com mais detalhes os potenciais compradores regionais, sejam para lenha e ou para serraria, para uma definição consistente da cadeia produtiva na região.

Nenhum comentário: