sexta-feira, 21 de maio de 2010

Comissão Técnica da CATI monta campo de observação de eucalipto

A comissão técnica de estudo do eucalipto da CATI Regional de Lins fez parceria com produtores de eucalipto da região, para buscar algumas respostas sobre a cultura do eucalipto. Para isso, instalou um campo de observação no município de Getulina.

O experimento está sendo acompanhamento pelo engenheiro agrônomo Edson Tadashi Savazaki com o apoio da comissão. Este é um dos vários campos que serão instalados na região.

Segundo Savazaki, o objetivo do trabalho é observar o desenvolvimento e comportamento dos materiais com uma supercalagem, mantendo os demais nutrientes, e se em decorrência disto a incidência de seca de ponteiro, no eucalipto Citryodora, é reduzida. “A ideia do experimento surgiu da necessidade de se encontrar respostas para a ocorrência do fato, uma vez que a comissão observou alta incidência nos eucaliptais visitados”.

Os testes estão sendo realizados em eucaliptos plantados na Fazenda Lagoa Bonita – BR 153 – km 201 Município de Getulina. O solo é caracterizado como um argissolo abrupto.

O plantio foi realizado no dia 12 de maio, no espaçamento de 2,80 x 1,25m, sendo os materiais: Urophyllla, Citriodora B, Camaldulensis, Clone GG 100 (Urophylla), Clone VM 58 (Camaldulensis), Clone I 144, Clone AC 219 (serraria) e Citriodora C.

Nenhum comentário: