terça-feira, 18 de maio de 2010

Pesquisadores do IAPAR conhecem programas da CATI

No fim de abril, técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR-PR) estiveram na região de Avaré para conhecer o programa "Arroz Paulista com Qualidade”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, gerenciado pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/CATI). Estiveram presentes Ademir Alves Ferreira, da área de Comercialização de Sementes, Marco Antonio Lollato, do Programa de Propagação Vegetal de Sementes, Mauro Sanches Parra, da Área de Solos (Nutrição) e o Pesquisador Nelson da Silva Fonseca Junior, da Área de Melhoramento Genético.

Os técnicos visitaram a Fazenda Santa Maria, onde estava sendo colhido o arroz com produção destinada a cumprir o contrato com a empresa que participa do Programa. “Ficamos impressionados com a produtividade que o agricultor vem obtendo com a variedade IAC 202, da ordem de 5 a 6 toneladas por hectare”, avaliou o pesquisador Nelson da Silva Fonseca Junior, da Área de Melhoramento Genético do IAPAR.

A equipe do IAPAR, ainda nessa propriedade, visitou um ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU), com linhagens de feijão de diversos órgãos de pesquisa, como do Instituto Agronômico (IAC), da Embrapa, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina (EPAGRI) e do próprio IAPAR. O ensaio de VCU é feito pelo Núcleo de Produção de Sementes de Avaré (DSMM/CATI), em parceria com o IAC e coordenado pelos pesquisadores Sérgio Carbonel e Alisson Chiorato. A visita ao Núcleo de Produção de Sementes de Avaré (NPS/AV) foi guiada pelo diretor, engenheiro agrônomo Vilson Antonio de Vecchi, e as visitas ao campo tiveram orientação do engenheiro agrônomo Rubens Koudi Yamanaka.

De acordo com Armando Azevedo Portas, diretor do DSMM, a visita proporcionou uma nova parceria que terá início com o envio de variedades e linhagens de arroz desenvolvidas pelo Instituto do Paraná, para serem testadas na região na próxima safra. O responsável por esse novo projeto é o engenheiro agrônomo Ademir Ferreira, da área de Comercialização de Sementes do IAPAR. “Serão instalados pelo NPS/AV diversos parcelões de arroz, em diferentes épocas de plantio, sendo dois em setembro e dois em novembro. O objetivo é avaliar, juntamente com a indústria e os produtores, diversas cultivares de arroz, e encontrar outras alternativas de materiais”, explicou Portas.

Os técnicos do instituto do Paraná visitaram outra propriedade em Manduri, a Fazenda Caracol, onde está instalado um campo de cooperação de feijão carioca-precoce, variedade desenvolvida pelo DSMM. A comitiva paranaense ficou entusiasmada não só com a precocidade mas, também, com o potencial produtivo de campo apresentado pelo carioca-precoce.

“Os programas de trigo, cevada e, agora, do arroz, em parceria com a indústria e os agricultores, devem ser usados como modelo”, elogiou Marco Antonio Lollato, do Programa de Propagação Vegetal de Sementes do IAPAR.

Nenhum comentário: