segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lançamento Agrifam 2010

A sétima edição da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece esse ano no período de 13 a 15 de agosto. O lançamento da Agrifam 2010 aconteceu no último dia 20 na atual sede da FETAESP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), em Agudos e contou com a participação de órgãos de imprensa e autoridades da região, reunindo cerca de 150 convidados.

Segundo Braz Albertini, presidente da FETAESP, a Feira só consegue se realizar graças às parcerias com entidades e empresas. “Esse ano, temos a expectativa de que a Feira será ainda maior que nos outros anos e deve mostrar aos visitantes as tecnologias mais apropriadas para que o pequeno produtor produza mais e melhor. E isso só será possível graças aos parceiros que ajudam a fazer a Agrifam, montando seus espaços para divulgação de produtos e serviços que, com certeza, vão contribuir não só com o crescimento da Feira, mas também com o sucesso da agricultura familiar”.

Dentre as entidades governamentais, a delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Gomes, abordou o salto em incentivos à agricultura familiar, com a disponibilização de políticas públicas cada vez mais diversificadas.

O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, no lançamento representando o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, destacou a importância da Agrifam para os pequenos e médios agricultores, já que possibilita a troca de experiências entre eles mesmos, pesquisadores e extensionistas. “A CATI está fazendo reajustes para melhor atender os produtores rurais com uma extensão rural forte. Acredito que fortalecendo as Casas da Agricultura faremos com que as mesmas fiquem mais perto dos agricultores”.

Estiveram presentes também no lançamento representantes da Prefeitura de Agudos, do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), do Banco do Brasil, da Embrapa, da Unesp de Botucatu, além de autoridades sindicais, entre outras.
Após os pronunciamentos, foi apresentado o vídeo institucional da Feira e lançado o novo site (www.agrifam.com.br), onde todos poderão ver as novidades da feira e se inscrever para o Concurso Inventor Rural.

A entrada é gratuita e a expectativa é receber 35 mil visitantes e 200 expositores, movimentando R$18 milhões em volume de negócios.

CATI na Agrifam

A CATI tem participado desde a primeira edição da feira no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que apresenta uma série de ações, programas e projetos desenvolvidos por todas as coordenadorias da instituição, direcionados para a agricultura familiar.

Já a CATI demonstra diversos trabalhos direcionados à agricultura familiar. Um deles é o Microbacias II – acesso ao mercado, demonstrado através de cadeias produtivas, em uma maquete viva a ser instalada no local. Mostrará o CATI Leite e outras tecnologias, visando agregar renda à produção e empregos no campo. Além disso, sua produção de sementes e mudas no sítio modelo da Feira e as publicações técnicas e instruções práticas, direcionadas ao pequeno e médio produtor rural.

Para Fontes, coordenador da CATI, essa feira acontece no momento em que os agricultores iniciam o plantio de suas lavouras. “Por esse motivo, pretendemos montar um laboratório para fazer análise das sementes que irão ser plantadas. Isso vai possibilitar que os produtores saibam o potencial de germinação das sementes utilizadas, evitando prejuízos e garantindo resultados positivos.

Nessa Agrifam 2010 a CATI vai mostrar também o trabalho das associações de produtores, através da venda de produtos artesanais.

Nenhum comentário: