terça-feira, 25 de maio de 2010

CATI sedia encontro de mulheres agricultoras

Estimular a participação das mulheres nas organizações rurais e promover uma reflexão sobre a real importância de seu papel no desenvolvimento rural sustentável são os objetivos do II Encontro Estadual de Mulheres Agricultoras “Construindo o desenvolvimento rural sustentável” que acontece nos dias 26 e 27 de maio, na sede da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), em Campinas.

Além de agricultoras o evento vai reunir integrantes de conselhos, organizações rurais e extensionistas, totalizando 200 mulheres, que participarão de palestras, dinâmicas de grupo e apresentação de experiências sobre sua atuação no meio rural.

Segundo os organizadores do evento, no Estado de São Paulo é possível verificar a baixa presença feminina em eventos de programas de desenvolvimento rural, extensão rural e organizações de agricultores. Eles acreditam que o desenvolvimento rural sustentável é um processo de mudanças profundas e de oportunidades sociais para todos e devem contar com a participação de toda a família.

Os planos municipais e regionais de desenvolvimento rural são de fundamental importância para a comunidade rural e devem ser elaborados contemplando as necessidades dessa comunidade através de diferentes olhares. Por isso, é importante estimular a participação das mulheres nas organizações rurais e refletir sobre seu papel.

O grupo de instrutores é composto por instituições como: Rede Mulher, Itesp, Ministério do Desenvolvimento Agrário, CATI e autônomos. Dentre as experiências estão os municípios de Marilia, Iacanga e Mongaguá.


SERVIÇO:

II Encontro Estadual de Mulheres Agricultoras – “Construindo o desenvolvimento rural sustentável”
Data: 26 e 27 de maio
Abertura oficial: 9:00 horas
Local: CATI – Avenida Brasil 2340 – Jardim Chapadão – Campinas - SP

Nenhum comentário: