quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seringueira é tema de palestra no Conselho Agrícola Municipal de Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural e do Conselho Agrícola Municipal, em parceria com a CATI Regional de Limeira, realizaram a palestra "Cultura da Seringueira", no dia 19 de maio, no anfiteatro da Foz do Brasil.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo da Regional, Juliano Quarteroli Silva, proferiu a palestra durante a reunião ordinária do Conselho Agrícola Municipal. Além dos conselheiros, participaram produtores, agentes do setor agropecuárioe autoridades municipais.

A palestra focou os aspectos históricos, econômicos, técnicos e as alternativas de uso da seringueira. O palestrante destacou a importância da cultura para São Paulo e o cenário econômico favorável à atividade, além de apresentar as possibilidades da cultura como alternativa de diversificação da produção na região. “A seringueira é muito mais que a borracha natural e, além dos benefícios sociais e econômicos, desempenha importante papel ambiental como, por exemplo, pode ser usada para recomposição de reserva legal com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Porém, apesar de ser uma das culturas com maior rentabilidade econômica da atualidade, os produtores devem ter visão de médio e longo prazo quando pensarem em seringueira”, explicou Quarteroli.

O Diretor e atual Secretário da Agricultura do município de Limeira, Danilo Francisco Fischer, enxerga a cultura como uma oportunidade de política de desenvolvimento para a região, principalmente em áreas de erradicação do citros devido ao Greening e em áreas com necessidade de recomposição florestal. “Pretendemos promover outros eventos juntamente com o Conselho Agrícola e a CATI para a divulgação desta cultura e outros assuntos técnicos para criar alternativas de produção no município”, disse.

Nenhum comentário: