segunda-feira, 24 de maio de 2010

CATI Regional Andradina promove evento sobre fruticultura

Em busca do desenvolvimento rural sustentável da cadeia produtiva da fruticultura, a CATI Regional de Andradina promoveu palestra e Dia de Campo no dia 12 de maio, em Guaraçaí, enfatizando as culturas da goiaba e do abacaxi.

O evento contou com a parceria de diversos órgãos públicos, dentre eles, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), através do Instituto Agronômico (IAC); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Prefeitura Municipal de Guaraçaí.

A palestra foi proferida pelo engenheiro agrônomo Emílio Bettiol Neto, do IAC, que fez uma ampla explanação sobre a implantação e manejo da cultura da goiaba na região e as técnicas de podas e pulverizações adequadas, utilizando os equipamentos tecnológicos disponíveis no mercado, visando pulverizações uniformes para controle de pragas e doenças.

Em seguida, os participantes do evento se dirigiram para duas propriedades rurais, onde presenciaram práticas de podas em goiaba, em Mirandópolis, e o acompanhamento do desenvolvimento de novas cultivares de abacaxi em Unidade Demonstrativa, implantada no município de Guaraçaí. Essas cultivares denominadas “IAC Fantástico”, apresentam resistência a Furariose, causada pelo fungo Fusarium subglutinans, que ataca principalmente o sistema radicular do abacaxi causando grandes prejuízos econômicos à cultura.

“As Unidades Demonstrativas instaladas são práticas extremamente importantes para os agricultores, pois consolidam inovações tecnológicas que poderão contribuir de forma significativa para o fortalecimento das cadeias produtivas”, finaliza o diretor da CATI Regional de Andradina, Carlos Hajime Kawatani.

Nenhum comentário: