terça-feira, 11 de maio de 2010

Bauru sedia "Rodada de Negócios"

Numa parceria entre órgãos governamentais (CATI, Unesp, APTA, Prefeitura Municipal de Bauru), associações de produtores (PARE de Reginópolis, APRI de Iacanga, APRA de Arealva, Bauru Frutas, APLAUSO de Piratininga e TERRA NOSSA de Bauru/Pederneiras), Sindicato do Comércio Varejista e de representantes dos supermercados do município de Bauru, foi realizada no dia 22 de abril a primeira “Rodada de Negócios da Região de Bauru”.

O evento teve como objetivo aproximar os produtores e os compradores de hortifruti da região e expor aos participantes a abrangência e importância do PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar para a agricultura familiar. Durante o evento os representantes de cada associação fizeram uma explanação sobre a estrutura das associações e a produção de seus associados.

O representante da Bauru Frutas, Professor Aluízio Costa Sampaio da Unesp Bauru, falou aos membros das associações sobre as instalações e equipamentos que a Associação Bauru Frutas dispõe, enfatizando a necessidade do fortalecimento das organizações e declarando que há possibilidade da utilização conjunta do espaço e equipamentos (câmara fria, classificadores, pasteurizador, balanças, estufa para desidratação e despolpadeira). A seguir o engenheiro agrônomo da CATI Regional de Bauru, Marco Aurélio Beraldo, discorreu sobre o programa de alimentação escolar que beneficiará os pequenos produtores e os mecanismos de funcionamento do PNAE.

Finalizando as apresentações, o representante dos supermercados apresentou dados sobre o consumo da rede, informando os volumes de produtos hortifruti adquiridos na região de Bauru e relatando que do total comercializado apenas 15% dos produtos tem origem na região. Em seguida houve uma rodada de negociação entre as entidades presentes, que resultou em entendimentos entre produtores e compradores. De acordo com os participantes, o evento foi muito produtivo, pois possibilitou adquirir novos conhecimentos sobre o mercado regional, comercialização e o programa governamental da merenda escolar.

Nenhum comentário: