segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lançamento Agrifam 2010

A sétima edição da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece esse ano no período de 13 a 15 de agosto. O lançamento da Agrifam 2010 aconteceu no último dia 20 na atual sede da FETAESP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), em Agudos e contou com a participação de órgãos de imprensa e autoridades da região, reunindo cerca de 150 convidados.

Leia mais...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Assembléia Legislativa aprova Projeto de Lei de apoio a agricultores paulistas

Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, por unanimidade, no último dia 26 de maio, o Projeto de Lei 946/2009, que altera a Lei 7.964, de 16 de julho de 1992, que disciplina o FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista). O objetivo é a amparar as iniciativas da Secretaria da Agricultura e Abastecimento na recuperação e conservação dos recursos naturais, na geração de emprego e renda, na redução da vulnerabilidade social e na melhoria da qualidade de vida dos pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, a proposta é o resultado de estudos realizados por técnicos da pasta e visa promover o aprimoramento das subvenções econômicas destinadas aos agricultores, através do FEAP. Alem disso,devem dar continuidade às ações implantadas nas microbacias hidrográficas, consideradas fundamentais para a construção de um desenvolvimento rural sustentável.

Leia mais...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CATI Regional Limeira realiza palestra sobre “Reserva Legal”

A CATI Regional Limeira realizou, no dia 4 de maio, uma palestra com o tema “Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente”, no anfiteatro da Associação dos Produtores de Cana do Vale do Mogi e Região (ASSOMOGI), em Leme.

O objetivo da palestra foi iniciar um diálogo entre a CATI e a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), da Secretaria do Meio Ambiente, bem como esclarecer dúvidas sobre esse assunto.

Leia mais...

Criação de Associação de Produtores Rurais e do CMDR em Santa Bárbara d’ Oeste

No dia 18 de maio, foi proferida, em Santa Bárbara d' Oeste, uma palestra sobre a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Ministrada pelo engenheiro agrônomo Denis Herisson da Silva, da CATI Regional Piracicaba, a palestra abordou as competências do CMDR e apresentou ações desenvolvidas por outros conselhos, como a definição das diretrizes do setor rural e a resolução dos problemas que atingem os produtores rurais, especialmente aqueles relacionados à área de segurança, transporte e saneamento.

Leia mais...

CATI apresenta variedades de milho em Dia de Campo da Unesp de Botucatu

Em sua décima oitava edição, o Dia de Campo sobre a Cultura do Milho, promovido pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, é um dos eventos mais tradicionais da agricultura da região. Com o objetivo de difundir as novas tecnologias relacionadas aos materiais genéticos de milho, o evento contou com a participação de produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes de ciências agrárias, engenheiros agrônomos, professores e interessados em geral.

Leia mais...

CATI realiza Encontro de Mulheres Rurais em Amparo

Organizado pela Casa da Agricultura de Amparo, pertencente à CATI Regional Bragança Paulista, e a Prefeitura Municipal, com apoio de diversas entidades, o Encontro de Mulheres Rurais teve como objetivo principal proporcionar uma integração entre as participantes, falando de assuntos de interesse como saúde e o seu papel na sociedade. Também foram realizadas atividades físicas e apresentadas alternativas de renda como artesanato (com uma exposição de trabalhos), alimentação com soja e plantas medicinais.

“As mulheres são fundamentais para o bem-estar familiar, nas ações comunitárias e nas atividades da propriedade. Por isso, o evento buscou valorizar as mulheres rurais do município e criou possibilidades para que as necessidades desse grupo possam ser conhecidas e atendidas por ações e políticas públicas”, ressaltou o engenheiro agrônomo Ricardo Moncorvo Tonet, da Casa da Agricultura, acrescentando que o encontro também serviu para valorizar um importante produto agrícola da região, o chuchu, por meio de um concurso de receitas.

Moncorvo esclarece que, o evento foi fruto da estreita parceria entre a CATI, o Parque Ecológico, a Prefeitura Municipal de Amparo, o Sindicato Rural de Amparo e a Cooperativa de Produtores de Chuchu. “As mulheres participaram ativamente das atividades e com inúmeras receitas para o concurso. Por conta do interesse das participantes iremos programar cursos completos sobre plantas medicinais e aproveitamento de alimentos”.

Técnicos da CATI participam de Simpósio sobre Olivicultura

Os engenheiros agrônomos Armando Azevedo Portas e Amélio José Berti, respectivamente, diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, e diretor do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, participaram do 1.º Simpósio Mineiro de Olivicultura, realizado em Itajubá, entre os dias 4 e 7 de maio, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “O evento foi um espaço de para discutir as possibilidades do agronegócio da olivicultura no Brasil, seus desafios e expectativas de mercado. Além disso, proporcionou experiência prática aos participantes, com a realização de um Dia de Campo na Fazenda Experimental Maria da Fé, considerada a mais importante do Brasil para pesquisas sobre a cultura de oliveiras”, esclarece Armando Portas, acrescentando que o simpósio reuniu produtores rurais, pesquisadores, técnicos da extensão rural representantes de empresas de importação, donos de restaurantes, estudantes e interessados em geral.

Leia mais...

Seringueira é tema de palestra no Conselho Agrícola Municipal de Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural e do Conselho Agrícola Municipal, em parceria com a CATI Regional de Limeira, realizaram a palestra "Cultura da Seringueira", no dia 19 de maio, no anfiteatro da Foz do Brasil.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo da Regional, Juliano Quarteroli Silva, proferiu a palestra durante a reunião ordinária do Conselho Agrícola Municipal. Além dos conselheiros, participaram produtores, agentes do setor agropecuárioe autoridades municipais.

Leia mais...

Conselho de Artur Nogueira entrega PMDRS 2010/2013

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Artur Nogueira realizou no mês de abril, a entrega formal do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) 2010/2013 ao Prefeito Marcelo Capelini, que se comprometeu a buscar a implantação e execução das ações priorizadas, de maneira integrada aos agricultores do município.

A engenheira agrônoma Roseli Borges, responsável pela Casa da Agricultura de Artur Nogueira, ressalta que algumas ações citadas no Plano já estão acontecendo levando benefícios aos agricultores, sobretudo em suas propriedades, como, por exemplo, a conservação do solo e da água e a organização social.

Leia mais...

terça-feira, 25 de maio de 2010

CATI sedia encontro de mulheres agricultoras

Estimular a participação das mulheres nas organizações rurais e promover uma reflexão sobre a real importância de seu papel no desenvolvimento rural sustentável são os objetivos do II Encontro Estadual de Mulheres Agricultoras “Construindo o desenvolvimento rural sustentável” que acontece nos dias 26 e 27 de maio, na sede da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), em Campinas.

Além de agricultoras o evento vai reunir integrantes de conselhos, organizações rurais e extensionistas, totalizando 200 mulheres, que participarão de palestras, dinâmicas de grupo e apresentação de experiências sobre sua atuação no meio rural.

Leia mais...

Banco Mundial aprova acordo de US$ 78 milhões para a agricultura Paulista

O Banco Mundial aprovou no último dia 24/05 um empréstimo de US$ 78 milhões para o Estado de São Paulo, em apoio ao Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, mais conhecido como Microbacias II, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e executado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

O objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores e suas famílias, além das populações rurais vulneráveis, como comunidades indígenas e quilombolas.

Leia mais...

Oficinas abordam sanidade e nutrição animal em pecuária leiteira

Dentro do Projeto Mais Alimentos, parceria entre a CATI, Embrapa, FAF e FETAESP, foi realizado no dia 5 de maio a segunda Oficina da Cadeia Produtiva do Leite, em Itapeva.

Na oportunidade, o tema discutido foi sanidade animal, com uma palestra sobre “principais doenças dos bovinos leiteiros e como evitá-las”, ministrada pelo médico veterinário Francisco César de Moura e Silva da CATI Regional de Itapeva.

Leia mais...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CATI Regional Andradina promove evento sobre fruticultura

Em busca do desenvolvimento rural sustentável da cadeia produtiva da fruticultura, a CATI Regional de Andradina promoveu palestra e Dia de Campo no dia 12 de maio, em Guaraçaí, enfatizando as culturas da goiaba e do abacaxi.

O evento contou com a parceria de diversos órgãos públicos, dentre eles, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), através do Instituto Agronômico (IAC); a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Prefeitura Municipal de Guaraçaí.

Leia mais...

Técnicos da CATI e do ITESP participam de treinamento sobre CATI Leite

A CATI Regional de Presidente Venceslau realizou, nos dias 11 e 12 de maio, na sede do SENAR do município de Mirante do Paranapanema, um curso de capacitação para o programa CATI Leite, voltado para técnicos da CATI, do ITESP e das prefeituras da região.

Na abertura do evento, representando o diretor regional da CATI, médico veterinário Clóvis Antonio de Alencar, o engenheiro agrônomo Odinir Liberati Vieira enfatizou a importância da parceria entre as entidades responsáveis pelos trabalhos de assistência técnica e extensão rural, como a CATI, o ITESP, a APTA, o MDA, prefeituras e outras entidades, para o melhor atendimento das demandas do produtor rural. Segundo ele, “esse é apenas um de uma série de eventos que estaremos realizando juntos às entidades parceiras para o desenvolvimento da pecuária leiteira e da agricultura familiar como um todo na região do Pontal”.

Leia mais...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gabriel Monteiro promove mutirão para recolher embalagens de agrotóxicos

Aconteceu no último dia 19 de maio, em Gabriel Monteiro, o 3° Mutirão de Recolhimento de embalagens de agrotóxico.

O evento teve a participação da Casa da Agricultura local, da Prefeitura Municipal e da Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro, e os produtores tiveram a oportunidade de trazer suas embalagens para descartar de forma correta.

A engenheira agrônoma Maria Venina Barbosa Lolli, da Casa da Agricultura de Gabriel Monteiro, explica que a adesão é muito boa porque comprova a preocupação e a consciência que os produtores vêm adquirindo com a sua saúde e com o meio ambiente.

“É importante lembrar que já há alguns anos não se vê embalagens de agrotóxicos descartadas nas lavouras como acontecia no passado”, recordou a agrônoma.

Curso de Preservação e Recuperação de Nascentes em Gabriel Monteiro

A Casa da Agricultura de Gabriel Monteiro realizou no dia 12 de maio de 2010, no barracão de festas do bairro do Vacari, o curso de Preservação e Recuperação de Nascentes, com o apoio da CATI, do Comitê Aguapei-peixe, do IAC, da Prefeitura Municipal e da Associação dos Produtores Rurais.

O curso foi ministrado pelo pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), Rinaldo de Oliveira Calheiros. Participaram produtores rurais de Gabriel Monteiro, vereadores e técnicos de municípios vizinhos.

Leia mais...

Comitiva do Banco Mundial vê transformação em propriedades rurais paulistas

Nos dias 18 e 19 de maio, diretores do Banco Mundial para a área de agricultura e desenvolvimento sustentável visitaram algumas propriedades rurais paulistas para visualizar os resultados obtidos com as ações implantadas pelo Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, desenvolvido entre 2000 e 2008 pelo Governo Estadual e conhecer as potencialidades da fase dois do projeto, cujo acordo financeiro entre as partes deve ser assinado ainda este ano.

Na oportunidade, os executivos do Banco Mundial conheceram a realidade das pequenas propriedades e os anseios futuros dos agricultores integrantes do Programa de Microbacias, através de debates com representantes das organizações de produtores nos municípios de Laranjal Paulista, Botucatu, Iacanga e Ubirajara.

Leia mais...

Prefeitura adquire produtos da agricultura familiar para merenda escolar

No último dia 9 de maio, a Prefeitura Municipal de Itajobi efetuou a primeira compra direta de um pequeno agricultor para abastecer a merenda escolar do município. A compra contou com o apoio da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itajobi (APRRI) e da Casa da Agricultura.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Traldi, responsável pela Casa da Agricultura de Itajobi, este é um grande passo que a Prefeitura dá no sentido de fortalecer os pequenos produtores do município e garantir aos alunos uma alimentação de qualidade. “A Casa da Agricultura vem trabalhando no sentido de organizar os produtores através da Associação para viabilizar essa atividade de comercialização e gerar renda para o pequeno produtor”.

De acordo com José Deomar Ranolf, produtor de hortaliças e legumes em Itajobi, este fato estimula o produtor, “porque ele sabe que terá venda garantida para, pelo menos, uma parte de sua produção”.

Comissão Técnica da CATI monta campo de observação de eucalipto

A comissão técnica de estudo do eucalipto da CATI Regional de Lins fez parceria com produtores de eucalipto da região, para buscar algumas respostas sobre a cultura do eucalipto. Para isso, instalou um campo de observação no município de Getulina.

O experimento está sendo acompanhamento pelo engenheiro agrônomo Edson Tadashi Savazaki com o apoio da comissão. Este é um dos vários campos que serão instalados na região.

Leia mais...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Região de São José do Rio Preto recebe visita de produtores rurais de Varjão (GO)

As cidades de Ipiguá e Guapiaçu receberam dia 11 de maio, a visita de produtores de leite de uma cooperativa da cidade de Varjão, estado de Goiás, para conhecer as Unidades Demonstrativas do Projeto CATI Leite.

Os produtores visitaram a propriedade Estância Rozinês, em Ipiguá, que é uma das pioneiras da regional de São José do Rio Preto. O projeto começou em 2004 no local e hoje tem produção média diária de 350 litros e 20 vacas em lactação. Já em Guapiaçu, conheceram as propriedade Chácara Lyrio Branco de Rogério Faria e a propriedade Chácara Santa Edwiges de Carlos Gallo.

Leia mais...

terça-feira, 18 de maio de 2010

CATI Regional Avaré e prefeitura discutem convênios e parcerias

Recentemente o prefeito de Manduri/SP, Luiz Cinel, esteve na CATI Regional Avaré, onde participou de reunião com o diretor Eliseu Aires de Melo. O encontro foi agendado pelo prefeito visando se inteirar dos convênios e demais parcerias que podem ser realizadas entre a Prefeitura e a CATI.

Leia mais...

Pesquisadores do IAPAR conhecem programas da CATI

No fim de abril, técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR-PR) estiveram na região de Avaré para conhecer o programa "Arroz Paulista com Qualidade”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, gerenciado pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/CATI). Estiveram presentes Ademir Alves Ferreira, da área de Comercialização de Sementes, Marco Antonio Lollato, do Programa de Propagação Vegetal de Sementes, Mauro Sanches Parra, da Área de Solos (Nutrição) e o Pesquisador Nelson da Silva Fonseca Junior, da Área de Melhoramento Genético.

Os técnicos visitaram a Fazenda Santa Maria, onde estava sendo colhido o arroz com produção destinada a cumprir o contrato com a empresa que participa do Programa. “Ficamos impressionados com a produtividade que o agricultor vem obtendo com a variedade IAC 202, da ordem de 5 a 6 toneladas por hectare”, avaliou o pesquisador Nelson da Silva Fonseca Junior, da Área de Melhoramento Genético do IAPAR.

Leia mais...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMTUR Avaré debate turismo rural

Na noite desta terça-feira , 4, em reunião do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR Avaré, os conselheiros, convidados e representantes da rede hoteleira avareense tiveram a oportunidade de debater uma proposta de trabalho para o desenvolvimento de uma rota de turismo rural no município.

Durante o evento, foi apresentado o estudo denominado “Rota Abare-y – Agroturismo em Avaré”, elaborado em 2007 solicitado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SMAA, com apoio da CATI Regional Avaré, e é uma proposta-piloto para o turismo rural do município, levando-se em consideração o potencial gerado pela diversidade do agronegócio avareense.

Leia mais...

Dia de Campo incentiva o uso de tecnologia de baixo custo para alimentação de rebanho leiteiro

Na sequência de várias atividades programadas do Programa Mais Alimentos do Governo Federal, a CATI Regional de Andradina realizou no dia 5 de maio, em parceria com a EMBRAPA, o 2º Módulo de treinamento aos pequenos produtores de leite da região. O evento foi realizado em Guaraçaí, através de palestra técnica sobre manejo e alimentação de vacas leiteiras, com ênfase na suplementação para época de inverno.

No período da tarde, os participantes se deslocaram até a propriedade de Pedro Fatori, onde os agrônomos palestrantes, André Faria Pedroso e Marco Aurélio Carneiro Meira Bergamashi, realizaram uma prática Unidade Demonstrativa.

Leia mais...

Regionais de Catanduva e Barretos implantam Sistemas Silvipastoris em Olímpia e Ibirá

Os sistemas silvipastoris consistem em um consórcio para a produção de madeira e pasto. Estes sistemas, que visam aumentar a produtividade das áreas exploradas, são muitos utilizados no estado do Paraná, com poucas áreas ainda no Estado de São Paulo.

Após curso de capacitação realizado por técnicos da Embrapa Florestas de Colombo-PR e Pecuária Sudeste-SP, os técnicos da CATI Regional de Catanduva puderam conhecer as vantagens do sistema de produção que além viabilizar economicamente áreas dita como “inexploráveis”, se adequa muito bem em pequenas propriedades familiares, pois não compromete a produção de alimentos.

Leia mais...

Agricultores discutem cadeias produtivas

O Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRDRS) é uma junção dos Planos Municipais (PMDRS), elaborados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) de cada município da CATI Regional de Avaré, com a participação dos produtores rurais.

A próxima reunião de produtores que representam a cadeia de bovinocultura mista (leite/corte) e horticultura (frutas, legumes e verduras) acontece no dia 19 de Maio de 2010, quarta-feira, às 13h00 horas na sede CATI Regional Avaré.

Leia mais...

Casa da Agricultura leva produtores à Agrishow

A Casa da Agricultura de Ouroeste organizou uma excursão que levou 48 produtores rurais do município para a Agrishow 2010, em Ribeirão Preto-SP, no dia 30 de Abril.

Segundo o engenheiro agrônomo João Babar Neto, da Casa da Agricultura de Ouroeste, a Agrishow nasceu da necessidade de ter uma feira dinâmica, onde o produtor pudesse comparar, na prática, como uma nova tecnologia pode alavancar sua produtividade. “Para quem vive do agronegócio, nada como o som das máquinas e implementos agrícolas em ação. Isso é Agrishow: puro agronegócio”.

O agrônomo lembra que a feira reúne todos os principais lançamentos de todas as tecnologias à disposição do agricultor e do pecuarista brasileiro. “Além disso, o estande da Secretaria de Agricultura fornece informações sobre os Programas e serviços voltados ao produtor rural”.

Cultivo de banana é tema de simpósio

De 07 a 11 de junho de 2010, no Ginásio Poliesportivo da UNISEPE, em Registro/SP, acontece o VII SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA - SIBANANA. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura - SBF, com apoio da CATI, CNPq, UNESP, UNISEPE, Prefeitura de Registro e FUNDAg e é realizado pela SAA, APTA, Governo de São Paulo, Sebrae/SP e ABAVAR.

Durante o Simpósio haverá palestras, mesas redondas, debates, visitação técnica e exposição de produtos e equipamentos utilizados na cultura.

Serão abordados temas como a evolução da bananicultura no Brasil, tendências da adubação orgânica, fertirrigação, situação da Sigatoka Negra na região sudeste e sul, controle de nematóides e broca da bananeira, atualidades na colheita e pós-colheita e a implantação e perspectivas da Produção Integrada de Frutas (PIF-Banana).

Entre os palestrantes estarão Luiz Penteado (CATI), Raul Moreira (IAC), Moisés Ballestero (Costa Rica), Maria Vilela (EPAMIG), José Orozco (México), Ana Borges (EMBRAPA Fruticultura Tropical), Luiz Junqueira (IAC), Gasparotto (EMBRAPA - Amazônia Ocidental), Wilson Moraes (APTA Vale do Ribeira)e Robert Hinz e Luiz Lichtemberg(EPAGRI) e Jaime Santos (UNESP).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Produtores do município de Araraquara aderem ao PAA

Surgem os primeiro resultados após as reuniões realizadas pela Casa da Agricultura de Araraquara e a Prefeitura Municipal em parceria com o Sindicato Rural para a divulgação das políticas públicas sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Alimentação Escolar (FNDE) do Governo Federal.

Segundo o zootecnista Michel Calixto, da CATI Regional de Araraquara, "houve grande adesão por parte dos produtores que estavam presentes nas reuniões e os ganhos estão sendo tanto para o produtor quanto para o município, através do repasse dos produtos adquiridos pela prefeitura a 26 entidades assistenciais".

Leia mais...

Produtores se mostram satisfeitos com matrizes de morangueiro recebidas em projeto-piloto

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio de seu Departamento de Sementes Mudas e Matrizes (DSMM), já detém a tecnologia para produção de mudas micropropagadas de diversas espécies comerciais como abacaxi, mandioca e banana, que estão sendo produzidas no Laboratório de Biotecnologia, instalado no Núcleo de Produção de Mudas de Tietê.

Matrizes e mudas de morangueiro produzidas em laboratórios de micropropagação, por meio da técnica de cultura in-vitro de tecidos, trazem as vantagens de serem livres de patógenos, podem ser produzidas de forma massal em qualquer época do ano num pequeno espaço físico, apresentando uniformidade e vigor, por serem oriundas de plantas com alto potencial produtivo.

Leia mais...

Associações do Circuito das Frutas se unem e criam Federação

No dia 3 de maio, na sede da CATI, em Campinas, foi realizada a assembléia de fundação da Federação das Associações de Produtores Rurais do Circuito das Frutas, denominada Unifrutas. “Um dos objetivos da Federação é participar ativamente junto à Comissão Parlamentar de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, além de outras atividades institucionais e sociais”, esclarece o engenheiro agrônomo Paulo Namur Claro, da CATI Regional Campinas, que participa ativamente das atividades das associações do Circuito das Frutas.

Segundo ele, a idéia de criar a Federação surgiu em uma reunião com as associações para apresentar o Agrotec Circuito das Frutas - Programa de Apoio ao Produtor Rural. Desde o início, as reuniões tiveram a participação efetiva de um grupo de representantes de várias associações do Circuito.

Leia mais...

CATI Regional de Lins participa de Projeto de Criação de Bezerros

Está em andamento o Projeto de Criação de Bezerros na Unidade Demonstrativa do CATI Leite do município de Lins. Trata-se de uma avaliação parcial de custos sobre desaleitamento precoce e consumo de ração concentrada dos 2 aos 18 meses de idade.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo médico veterinário Maurício de Toledo, no sítio Matsuda, onde o produtor Rogério Matsuda está aplicando os conhecimentos passados pelo veterinário, a fim de obterem resultados que consigam demonstrar a viabilidade na criação de bezerros.

Leia mais...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Casa da Agricultura de Engenheiro Coelho promove Dia de Campo sobre Conservação do Solo

No dia 23 de abril , no Bairro dos Correias, em Engenheiro Coelho, ocorreu o Dia de Campo sobre Conservação de Solo, que reuniu cerca de 60 pessoas. Na solenidade de abertura discursaram o Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Antonio Forner; a Prefeita Municipal, Rosemeire Maria Guidotti Scholl e o engenheiro agrônomo Marcos Evangelista Nora, da CATI Regional de Mogi Mirim, todos ressaltando a importância da Conservação do Solo.

Leia mais...

Bauru sedia "Rodada de Negócios"

Numa parceria entre órgãos governamentais (CATI, Unesp, APTA, Prefeitura Municipal de Bauru), associações de produtores (PARE de Reginópolis, APRI de Iacanga, APRA de Arealva, Bauru Frutas, APLAUSO de Piratininga e TERRA NOSSA de Bauru/Pederneiras), Sindicato do Comércio Varejista e de representantes dos supermercados do município de Bauru, foi realizada no dia 22 de abril a primeira “Rodada de Negócios da Região de Bauru”.

O evento teve como objetivo aproximar os produtores e os compradores de hortifruti da região e expor aos participantes a abrangência e importância do PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar para a agricultura familiar. Durante o evento os representantes de cada associação fizeram uma explanação sobre a estrutura das associações e a produção de seus associados.

Leia mais...

Associação e Prefeitura comemoram o desenvolvimento rural no Vale Histórico

Canas, município agrícola do Vale do Paraíba, comemorou com festa, no dia 14 de abril, a entrega simbólica de um trator com implementos agrícolas e a conclusão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Participativo, elaborado com a integração de esforços da comunidade, órgãos municipais e apoio do governo do estado.

Estiveram presentes autoridades municipais, representantes do CMDR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o diretor Jovino Paulo Ferreira Neto e o assistente Vinicius Sampaio da CATI Regional de Guaratinguetá, o presidente da Associação Rural de Canas (ARC) - Ademar Ligabo, além de agricultores do município.

Durante o evento houve depoimentos de produtores sobre os resultados da utilização do trator e equipamentos, que facilitaram muito o cultivo das hortaliças na região.

O município de Canas tem 50% de suas atividades econômicas baseadas na rizicultura, horticultura diversa e pecuária leiteira.

Compra e venda da agricultura familiar em Pirajuí

No último dia 27 de abril, nas dependências do C.R.A.S. de Pirajuí, foi realizada uma reunião promovida pela Divisão da Educação Municipal, Divisão de Compras da Prefeitura e Casa da Agricultura com a presença de agricultores do município e região, professores da rede de ensino, membros da Ação Social do município, e outras autoridades do setor.

O objetivo foi divulgar e esclarecer questões referentes ao Programa embasado Lei Federal nº 11.947/2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar, onde no mínimo, 30% do valor destinado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (PNAE/FNDE/MEC), gestor dessa política, deverá ser utilizada na aquisição da produção agrícola familiar.

Leia mais...

I Encontro de Vitivinicultores de Monte Alegre do Sul

Aconteceu no dia 23 de abril o I Encontro de Vitivinicultores de Monte Alegre do Sul, nas dependências da APTA, no município. O evento foi promovido em parceria com a Casa da Agricultura e a APTA - Pólo Leste Paulista com o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Alegre do Sul.

O encontro faz parte do Projeto de Vitivinicultura local, cujo objetivo não é o fomento da atividade, mas sim a prestação de suporte nas mais diversas áreas para aqueles que estão trabalhando ou queiram ingressar na cultura da uva e/ou fabricação de vinho. Neste dia foi proferida uma palestra com o tema “A vitivinicultura e seus desafios”.

Leia mais...

Agrônomo de Casa da Agricultura profere palestra sobre Plantio Direto

No dia 23 de abril aconteceu o 4º Ato Comemorativo pelo Dia Nacional da Conservação do Solo, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento contou com a presença do engenheiro agrônomo Orlando Pereira de Godoy Neto, da Casa da Agricultura de Pirassununga, que ministrou palestra abordando o tema “Plantio Direto e o desenvolvimento regional”.

Durante o evento, fez-se uma reflexão sobre a necessidade de ações e planejamento do uso e manejo da água e do solo, com tecnologias apropriadas aos ambientes de produção, viabilizando assim a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável. O Sistema Plantio Direto, mundialmente reconhecido como tecnologia que viabiliza a Sustentabilidade Produtiva, foi o tema central do encontro.

Leia mais...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Funcionários da CATI Regional de Barretos recebem informações sobre o Microbacias II - Acesso ao mercado

Reunidos no Anfiteatro do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, em Barretos, funcionários da CATI Regional do município receberam informações sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – “Microbacias II-Acesso ao Mercado” e de como será o processo de desenvolvimento das atividades desta nova linha de atuação da CATI.

Quem explicou aos presentes o funcionamento do Programa foi a diretora da CATI Regional de Jaboticabal, Vera Lúcia Palla, que também faz parte do grupo de negociação e gerenciamento para implementação do Microbacias II.

Leia mais...

Produtores de Botucatu, São Manuel e Pratânia visitam Agrishow 2010

No dia 28 de abril de 2010, foi realizada uma missão técnica, onde 77 produtores rurais dos municípios de Botucatu, São Manuel e Pratânia compareceram à Agrishow 2010, em Ribeirão Preto / SP. O evento foi organizado pelas Casas da Agricultura de Botucatu e São Manuel (CATI Regional de Botucatu), em parceria com o Escritório Regional do SEBRAE de Botucatu e com a Prefeitura Municipal.

Acompanharam o grupo os engenheiros agrônomos Rafael Marcelino, Júlio César T. Romeiro (Botucatu) e José Marcos Leme (São Manuel) e o zootecnista Adilson C. da Fonseca (São Manuel) e duas analistas do SEBRAE. Os produtores não tiveram custo com o transporte e nem com a entrada na feira. Alguns inclusive realizaram proposta de compra de tratores e implementos na feira, através do Programa Mais Alimentos.

Andradina: área de pastagens diminui e cresce a de cana-de-açúcar

Nos últimos anos a cultura da cana-de-açúcar vem ocupando novos espaços no cenário da agropecuária regional, em substituição às áreas de pastagens degradadas, influenciadas pela rentabilidade do setor sucroalcooleiro e a instabilidade do setor agropecuário, principalmente a exploração de pecuária de corte que vem sendo desestimulada pelas constantes oscilações de preço de mercado da carne bovina.

Em 1996, segundo o Projeto LUPA (Levantamento Censitário das Unidades e Produção), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, a área de pastagens dos 13 municípios jurisdicionados à CATI Regional de Andradina era de 547.387 hectares, passando para 320.007 hectares em 2010, o que corresponde a uma redução de 41% nesse período de 14 anos, reduzindo proporcionalmente o rebanho bovino de 742.677 para 658.866 cabeças.

Leia mais...

CATI Regional de Catanduva realiza levantamento de mastite em propriedades do CATI Leite

Técnicos envolvidos com o Projeto CATI Leite na regional de Catanduva realizaram juntamente com produtores levantamento dos casos de mastite nas propriedades participantes.

A mastite é uma doença que afeta glândulas mamárias de vacas, podendo reduzir em até 30% a produção de leite. Existem basicamente duas formas de mastites, a subclínica e a clínica. As duas causam prejuízos, porém a forma subclínica tem maior importância devido ao fato de o produtor não visualizar os sinais da doença e não se dar conta do que está ocorrendo em seu rebanho.

Leia mais...

Solução para a região canavieira de Catanduva

Com a proibição do corte de madeiras nobres para produção de móveis, a demanda crescente da construção civil e a procura por fontes alternativas de energia renovável, ressurgiu a cultura do eucalipto como uma variante bastante interessante, pois além do produto final ser de múltiplo uso, é de rápido crescimento, custo de implantação relativamente baixo (R$ 3.300,00/ha) e uma excelente rentabilidade (até R$ 33.000,00/ha), dependendo do tipo e destino da exploração.

Segundo o engenheiro agrônomo Waldemar Pereira Fernandes, da Casa da Agricultura de Uchoa, alguns cuidados são necessários, principalmente com a implantação (muda, preparo do solo, condução inicial, formigas), que será o fator determinante de lucro ou prejuízo. “Devemos evitar os modismos, ou informações milagrosas, para não ocasionarmos o fator ‘Bateau Mouche’ e então afundarmos”, compara.

Leia mais...